quarta-feira, 8 de outubro de 2008

HALLOWEEN


DIA DAS BRUXAS - 31 DE OUTUBRO

Tudo começou na Europa, perto do ano 200 a.C, onde hoje é a Grã-Bretanha e o norte da França. Lá viviam os Celtas, que adoravam a natureza e o Sol, seu deus maior.
Era um povo basicamente pastoril e por isso guiava-se pelo verão e inverno, época em que seus rebanhos eram levados para pastar ou para o curral. Os celtas costumavam festejar o fim do verão com o início do ano novo e as fartas colheitas. Era a festa do HALLOWEEN e acontecia na noite de 31 de outubro para 1 de novembro. Acendiam-se grandes fogueiras que anunciavam a chegada do inverno, aqueciam e protegiam contra os maus espíritos. Essa noite era conhecida como o Dia da Almas, pois acreditava-se que ela promovia o encontro entre o mundo espiritual e material. Os mortos, as bruxas, os demônios, as fadas e os duendes andavam à solta. Naquela época, todos respeitavam esse dia, temerosos deo que pudesse acontecer. Mas o tempo passou e foi diluindo o medo, até que ele acabou por completo.
Com a disseminação da religião cristã na Europa, essa data doi adotada e adaptada pela igreja católica e passou a ser chamada de Dia de Todos os Santos. Depois acrescentou-se a data de 02 de novembro para prestar homenagem também aos mortos, o nosso conhecido Dia de Finados.
No século XIX, o Halloween chegou aos Estados Unidos através dos irlandeses e popularizou-se rapidamente. Acabou sendo levado para outros países, onde também virou tradição. É uma comemoração que reúne elementos de todas as festas do passado como as fogueiras, os doces, as fantasias de bruxas, caveiras, esqueletos, demônios, fadas e duendes. No Brasil, foi difundido principalmente pelas escolas de inglês. No dia 31 de Outubro, as crianças fantasiam-se e batem à porta de seus vizinhos pedindo balas e doces. De brincadeira, elas ameaçam: " travessuras ou gostosuras?, esperando que lhes sejam oferecidas gostosuras. Caso contrário, podem entrar nas casas aprontando traquinagem.

Nenhum comentário: